top of page
  • Econ360

PIX para empresas: funcionamento e benefícios

Atualizado: 5 de out. de 2020

Você já ouviu falar sobre o PIX do Banco Central? Provavelmente. O Pagamento Instantâneo do BC, como também é chamado, se trata de um novo sistema de transferências, que deverá estar em funcionamento até o fim do ano.


Quer saber como irá funcionar e quais serão os benefícios para o seu negócio? Continue a leitura.


PIX do Banco Central para empresas
PIX do Banco Central para empresas. Foto: Mercado e Consumo.

Como irá funcionar o PIX para empresas?


Pode-se dizer, superficialmente, que o PIX se parece com uma versão melhorada dos já conhecidos DOC e TED. Porém, para os que já conhecem além da superfície, sabem que existem mais variáveis envolvidas, principalmente quando se trata do PIX para empresas.


O dinheiro será transferido de uma conta para a outra em questão de segundos, 24h por dia, qualquer dia da semana. Diferente do que acontece hoje em dia com o DOC, TED e boletos, por exemplo.


O PJ deverá cadastrar uma chave, conforme for solicitado pelo seu banco. Esta chave poderá ser o CPF, e-mail, celular, CNPJ da empresa, ou, caso preferir, terá a opção de criar uma chave única, não atrelada à nenhuma opção citada.


Os números serão usados na hora de transferir dinheiro de uma conta para a outra. Ao invés de digitar todos os dados do recebedor, o pagador terá de informar apenas alguns dígitos na hora da transferência.


Outra opção será gerar um QR Code, também pelo próprio aplicativo do banco. Assim, todos que precisarem transferir alguma quantia, terão apenas que escanear o código, tornando as operações ainda mais ágeis.


Além de poder cobrar e receber valores, as empresas também terão a possibilidade de usar o Pagamento Instantâneo para pagar tributos, fornecedores e salários de funcionários. Tudo isso com taxas muito mais baratas que as de outros meios de pagamento.


Quais serão os benefícios?


Por meio do PIX o empresário poderá transferir e receber 24 horas por dia, todos os dias da semana, sem burocracias exageradas e com taxas muito menores. É possível citar a rapidez, economia, praticidade e segurança, como benefícios consideráveis do novo meio.


Rapidez


Por não necessitar de outros intermediários além dele próprio, o Pagamento Instantâneo faz jus ao nome. O PJ não precisará esperar até o dia seguinte para receber um valor que lhe foi transferido, só porque havia passado do horário.


Ou, caso feche um contrato no fim de semana, não precisará esperar até segunda-feira para ter o dinheiro em sua conta. Bem como seus fornecedores não esperarão tanto tempo para receber suas transferências, nem seus funcionários.


Economia


Pelo mesmo motivo, por não precisar de intermediários além dele próprio, o PIX acarretará também em Economia para as empresas. Além das taxas menores para transferências, o novo meio não necessitará de aparatos adicionais, nem mesmo de demasiado espaço no celular.


Ele será acoplado ao próprio aplicativo do banco, já instalado em seu celular. E não irá te obrigar a adquirir um aparelho adicional, como é o caso de quem trabalha com maquininhas de cartão.


Praticidade


Os bancos irão acoplar a nova opção aos seus aplicativos, sendo assim, o usuário terá a praticidade de realizar e receber transferências quando e onde quiser.


Além da chave gerada, que será um adianto na hora das transferências. O pagador não irá precisar saber todos os dados do recebedor, apenas a chave que lhe for informada. Ou, escanear o QR Code correspondente, o que é ainda mais prático.


Segurança


Após uma transferência, tanto o recebedor, quando o pagador, receberão uma notificação, sobre o sucesso ou falha da operação. Mantendo-os no controle de tudo.


Também, o PIX irá substituir facilmente o dinheiro vivo, por sua rapidez, praticidade, taxas baratas, e a ausência da necessidade de andar com a quantia em mãos. Inclusive, o empreendedor não precisará levar as notas para o banco a fim de realizar um depósito em conta. Com o Pagamento Instantâneo o dinheiro estará mais seguro.


O PIX do Banco Central deverá estar em pleno funcionamento a partir do dia 16 de novembro, de acordo com o cronograma de implantação divulgado pelo BC. As vantagens para o seu negócio serão consideráveis e você só terá a ganhar com a novidade.


Gostou dos benefícios do PIX para empresas? Comenta aí embaixo!

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page