top of page

Econ – Valuation: O valor justo das empresas


Quando começamos a estudar sobre investimentos, logo nos deparamos com alguns termos e análises sobre os ativos de empresas do mercado. Alguns destes termos são essenciais para se escolher um investimento e muitos deles são bem complexos e difíceis de se entender.

Um destes termos é o Valuation e isso é o que a Econ360 vai te mostrar agora.



O que é Valuation?


econ renda fixa


Valuation é o termo em inglês para "Avaliação de Empresas", um processo que busca avaliar uma empresa e descobrir o seu valor justo dos ativos através de diversos cálculos e análises. Isso envolve não apenas cálculos mas também vários outros fatores subjetivos, que podem variar de acordo com a perspectiva do investidor sobre o futuro da empresa.

Dentre estes métodos os mais utilizado pelos analistas são:

  • Fluxo de Caixa Descontado (FCD) ou Discounted Cash Flow (DCF);

  • Múltiplos de Mercado;

  • Valuation Contábil;

  • Valuation de Liquidação;

  • Valuation Pré-Investimento;

  • Valuation Pós-Investimento;

  • Modelo de Gordon.


"Por algum motivo, as pessoas se baseiam nos preços e não nos valores. Preço é o que você paga. Valor é o que você leva." - Warren Buffet


Exemplo de Valuation


Valuation do Itaú Unibanco (ITUB4)


O Itaú é uma das maiores empresas nacionais e o maior banco privado do Brasil, além de ser um dos bancos mais rentáveis do mundo. Apesar disso, o Itaú não deve exibir nos próximos anos o mesmo nível de crescimento exibido no passado.


Nos últimos anos, o crescimento do Itaú se deu em decorrência do ganho de market share e aquisição de novas empresas. No entanto, o banco já ocupa a posição de liderança no mercado nacional deixando pouca margem para uma expansão.


Além disso, aquisições de outros grandes bancos, que poderiam mudar o cenário, não devem ser permitidas pelos órgãos de defesa da concorrência, como o CADE, por exemplo. Nesse cenário, a perspectiva é de que o crescimento do Itaú caminhe em linha com o crescimento do Produto Interno Bruto – PIB.


Além disso, em relação ao cenário concorrencial, as expectativas são de que não haja mudanças significativas. Mesmo que novos concorrentes possam surgir no mercado, a tendência é de que eles sejam incorporados por grandes empresas como ocorreu em outros momentos no passado.


Nesse sentido, as premissas adotadas para análise foram:

Taxa de desconto:


  • Beta: 0,95 (mensal, 120 meses, x Ibov

  • Taxa de Risco: 7,5%

  • Prêmio de Risco: 4,5%


Período de Alto Crescimento


  • ROE: 20% (ROE histórico)

  • Payout:60%


Período de Crescimento Estável


  • Taxa de crescimento: 6%

  • Payout:66,67%

  • ROE: 20$%


Substituindo esses valores em uma planilha de valuation, o valor justo encontrado para as ações ITUB4, usando como base um período de dez anos, é de R$ 52,33. Comparando no valor atual que é de R$ 33,60 com o valuation encontrado para o ativo, é possível perceber que a ação está sendo negociada abaixo do seu valor justo.


Contudo, vale ressaltar que após a análise realizada em abril de 2018, as ações do Banco Itaú passaram por desdobramento nos preços, o que afastou o valor de negociação do seu valuation.


Fonte do exemplo de valuation: Suno Research


Qual a importância de um Valuation?


A utilização de técnicas como o Valuation é de alta importância para os investidores que desejam ter uma boa performance em seus investimentos no longo prazo.


O Valuation é uma ferramenta de grande importância para o investidor identificar boas oportunidades no mercado de capitais, assim como evitar empresas que estejam muito caras ou com risco muito elevado para se investir no momento.


Desta maneira o Valuation é utilizado para que o investidor pague um valor justo pelos ativos, sem a distorção de outros fatores do mercado como a especulação, por exemplo.


Curtiu? Comenta aqui o modo que você avalia as ações que compra.



Ficou curioso? A gente entende!


Para aprender mais sobre este e outros assuntos relacionados ao mundo dos investimentos, cadastre-se no Ranking do Investidor e aprenda a investir do zero, sem colocar seu capital em risco!


Abraço, investidores!


- Douglas Vieira

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page