top of page

O que são Fundos de Investimento Imobiliário?

Atualizado: 19 de mar. de 2022

Um FII (Fundo de Investimento Imobiliário) é uma comunhão de recursos destinados à aplicação em empreendimentos imobiliários.

Para explicar melhor, um FII é dividido em papeis chamados de cotas, assim como as ações essas cotas são negociadas na Bolsa de Valores e sofrem marcação à mercado, desta forma tendo seus preços atualizados durante todo o pregão e podem ser visualizados em tempo real através de uma plataforma Home Broker.

Se você deseja visualizar um FII basta entrar na sua plataforma Home Broker e procurar o Ticker do ativo, como por exemplo XPLG11.

A pessoa que comprar uma ou mais cotas de um FII passa a ser um cotista deste Fundo, que é como se fosse um sócio, a partir daí esta pessoa passa a ter o direito de receber os dividendos distribuídos pelo FII.


Dica n.º 1 - Como funciona a distribuição de dividendos?


Os FII devem distribuir 95% de seus rendimentos aos cotistas todos os meses, para receber esses dividendos você deve possuir as cotas do FII antes da “data base”, que é quando ocorre a divulgação dos dividendos que iram ser pagos e a data que serão pagos, essas datas são diferentes para cada fundo.


Os dividendos pagos pelos FIIs a “PF” são isentos de Imposto de Renda.



Dica n.º 2 - Por que investir em FIIs?


Normalmente os investidores buscam os FIIs por causa dos dividendos pagos periodicamente, montando carteiras bem diversificadas focadas no Dividend Yield para obter um rendimento maior e com menos risco.

“Os investimentos em conhecimento geram os melhores dividendos.”Benjamin Franklin

Dica n.º 3 - Mas como os FIIs ganham dinheiro para distribuir os dividendos?


Existem diversos tipos de FII e cada um deles obtém renda de uma maneira diferente, mas sempre com relação a imóveis.


Os principais tipos de Fundos de Investimento Imobiliário são chamados de:


. Fundo de Tijolo

. Fundo de Papel

. Fundo de Fundos


Dica n.º 4 - Fundo de Investimento Imobiliário de Tijolo


Um FII de Tijolo é um fundo que investe em imóveis físicos, construindo, comprando, vendendo e alugando imóveis.


Existem vários tipos de Fundos Imobiliários de Tijolo, cada um deles focado em um tipo de imóvel diferente, veja quais são eles junto a um exemplo:


Agências bancárias / BBPO11

Segmento educacional, como escolas e universidades / RBED11

Galpões industriais e logísticos / XPLG11

Hospitais / NSLU11

Hotéis / MGHT11

Lajes corporativas / HGRE11

Lojas e supermercados / TRXF11

Shoppings / VISC11


Os exemplos de FIIs acima não são recomendações.


Dica n.º 5 - Fundo de Investimento Imobiliário de Papel


Um FII de papel não obtém renda através de imóveis físicos, mas sim através de investimentos em outros ativos que são voltados para o setor de imóveis.


Os fundos de papel costumam investir uma pequena parte de seu PL em cotas de outros FIIs e aplicam a maior parte em títulos de Renda Fixa, como por exemplo:


. CRI (Certificado de recebíveis imobiliários)

. LCI (Letra de Credito Imobiliário)


Os FIIs de papel possuem algumas vantagens em relação aos demais fundos, como o menor risco, maior liquidez e diversificação.


Menor Risco

A carteira do fundo tende a ser mais diversificada e ter uma menor volatilidade, além de que trabalhar com ativos em papel pode ser menos arriscado que trabalhar com imóveis físicos.


Liquidez

Fundos Imobiliários de papel costumam ter um maior volume de negociações, isso permite que o investidor possa vender ou comprar as cotas do FII com mais facilidade sempre que desejar.


Diversificação

Os Fundos de papel podem investir em vários ativos imobiliários do mercado, em todos os tipos de FIIs incluindo outros Fundos de papel, e também em alguns ativos de Renda Fixa, isso permite uma maior diversificação de carteira, desta maneira diminuindo o risco do Fundo.


Dica n.º 6 - Fundo de Fundos



Os FIIs conhecidos como Fundos de Fundos são muito parecidos com os Fundos de Papel, a principal diferença é que este tipo de Fundo é mais focado em adquirir cotas de outros Fundos, focando não só no recebimento de dividendos mas também na compra e venda dos papeis, eles também são bastante diversificados e atendem a vários perfis de risco.


Uma de suas vantagens é que esses fundos te possibilitam investir em uma carteira diversificada com um aporte menor do que seria necessário. Isso porque o Fundo investe em vários ativos de diferentes segmentos, mas todos dentro do mercado imobiliário.




Aprenda na prática com o Ranking do investidor, se cadastre e entre no nesse mundo.


Link: https://rankingdoinvestidor.com.br/portal/sign-in.php


Abraço, investidores!


- Douglas Vieira

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page