top of page
  • Econ360

Veja por que aplicar Business Intelligence (BI) na sua empresa

Business Intelligence pode ser traduzido como inteligência empresarial. O BI se trata de um conjunto de ferramentas utilizadas para coletar, agrupar, analisar, compartilhar e monitorar os dados das empresas, com o objetivo de facilitar a tomada de decisões. As ferramentas, se aplicadas corretamente, podem trazer resultados incríveis para qualquer negócio, seja ele grande, médio ou pequeno.

Business Intelligence (BI), pode ser traduzido como inteligência empresarial. | Foto: Pixabay.
Business Intelligence (BI), pode ser traduzido como inteligência empresarial. | Foto: Pixabay.

Benefícios do BI para as pequenas, médias e grandes empresas


Como dito anteriormente, o BI pode trazer diversos benefícios para qualquer empresa, independente do seu ramo, ou tamanho. Isso porque qualquer time de gestão sai na frente se tiver à sua disposição uma base de dados bem coletada e distribuída, que facilita em demasiado na hora da tomada de decisões.


Respostas rápidas para questões importantes


Com o BI é possível obter respostas rápidas para certas questões que, ocasionalmente, podem vir a comprometer etapas de todo o processo. Isso porque os dados são organizados em formatos de gráficos, relatórios analíticos, resumos e mapas. Sendo assim, com a organização pensada para isso, fica muito mais fácil para o responsável olhar e logo entender o que está acontecendo em sua empresa.


Exemplo: Uma franquia de lojas percebe que seu faturamento caiu drasticamente no último mês. Então, o responsável deverá, o mais rápido possível, entender o que está acontecendo, para que o problema seja resolvido e não se agrave ainda mais, se for o caso. Se não puder contar com o BI, o funcionário terá que, por si só, buscar informações em diversas planilhas, realizar o agrupamento de dados, estudar mais a fundo, cruzar informações...


Enfim, ele precisará se desdobrar para encontrar a resposta que precisa. E isso, claramente, levará certo tempo. Coisa que não aconteceria caso a empresa trabalhasse com Business Intelligence. Pelo contrário, com a automatização dessas atividades o tempo seria bastante reduzido, justamente porque esses dados já estariam agrupados e organizados. A resposta já estaria ali, o trabalho seria apenas o de tomar a decisão.


Corte de custos


Trabalhar com inteligência empresarial, significa economizar além de tempo, dinheiro. Essa economia acontece, principalmente, por conta da assertividade nas decisões que o BI possibilita. É muito mais fácil tomar uma decisão correta quando as informações lhe são apresentadas de forma exata e assertiva. Com o Business Intelligence o gestor não toma decisões por puro “achismo”.


Além disso, a tarefa de encontrar pontos passíveis de economia se torna muito mais fácil. Com os dados de toda a empresa ali, organizados em um só lugar, pode-se dizer que na palma da mão, fica mais simples encontrar os locais que pedem cortes de custos. E, quem sabe, manejar esses recursos para outras áreas que estejam necessitando.


Redução de riscos


Essa automatização também implica em menos riscos para os negócios. Visto que todas as etapas, desde a coleta dos dados, até o compartilhamento, estariam menos passíveis de sofrer com erros. Sendo assim, as decisões também passam a ser mais confiáveis, levando em conta a maior assertividade dos dados.


Oportunidades de negócio


Ainda, a análise de dados pelo BI pode significar novas oportunidades de negócio. Isso quer dizer que, por meio da visualização, o gestor pode, além de encontrar problemas e respostas, identificar oportunidades para outros empreendimentos. Portanto, são diversas as possibilidades, e a empresa só tem a ganhar com sua aplicação.


Se interessou por Business Intelligence e gostaria de aplicar na sua empresa? Entre em contato com a gente. A Econ360 trabalha pelo desenvolvimento do seu negócio!

69 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page