top of page
  • Econ360

Saiba o que é uma estratégia de Business Intelligence e seus prós

Já imaginou poder visualizar todos os dados da sua empresa em uma só tela, de forma prática e rápida, sem se importar com a atualização de planilhas do Excel e fórmulas manuais? O BI oferece essa oportunidade. Por isso, o Business Intelligence facilita, e muito, a vida dos gestores na hora da tomada de decisões.


Uma estratégia de Business Intelligence facilita a vida dos gestores. | Foto: Pixabay.
Uma estratégia de Business Intelligence facilita a vida dos gestores. | Foto: Pixabay.

Então, a seguir, você irá entender melhor o que é BI e como ele pode te ajudar a gerir seu negócio.


O que é BI?


BI, sigla para Business Intelligence (Inteligência de Negócios, em tradução livre), é um conjunto de técnicas e conceitos, usado para coletar, organizar, analisar, visualizar, compartilhar e monitorar dados.


Estes dados servem para ajudar nas tomadas de decisões das empresas. Pois em uma só olhada na tela, o gestor poderá ter a visão completa de seu negócio, e tomar decisões com base nas evidências mostradas.


Por meio do BI os gestores analisam o passado e tomam decisões para o futuro. As ferramentas que constituem o Business Intelligence coletam, agrupam e examinam os dados, ainda, posteriormente, apresentam seus resultados em gráficos, relatórios analíticos, resumos e mapas, oferecendo informações detalhadas do negócio.


Todo o trabalho acontece a partir da integração entre diferentes sistemas de organização. O BI concentra todas as informações em um só lugar. Então, os dados, sejam eles vindos de planilhas, arquivos de texto, ERP e/ou CRM, são agrupados, para facilitar a visualização. Desta forma, os gestores podem analisar e tomar suas decisões com mais confiança e rapidez.


Qual a função do Business Intelligence na gestão de negócios?


É importante destacar que o BI não irá te dizer as consequências de seguir um ou outro caminho, esta percepção continua sendo trabalho do gestor. Também, ele não é apenas um gerador de relatórios. O Business Intelligence vem com a proposta de examinar os dados, para que você possa entender todos os aspectos de seu negócio e decidir o que fazer.


O que aconteceu? Quantas vezes isso aconteceu? Quando aconteceu? Onde ocorreu? Quem foi o responsável pelo acontecimento?


Estas são as perguntas respondidas pelo BI.


Com os dados obtidos no processo é possível tomar decisões mais claras e certeiras. O gestor terá um ROI (retorno sobre investimento) maior, pois ao invés de presumir causas e soluções, terá certeza.


Com as informações é possível entender, por exemplo, o motivo da produção estar atrasando, em qual etapa está o problema, e fazer comparações, para chegar a uma solução.


O aumento de ganhos é outro resultado notável da aplicação do BI, pois, além de se tratar de algo com mais agilidade e exatidão, a equipe não precisará se preocupar com atividades que serão automatizadas, e poderá concentrar seus esforços em outras questões, também importantes para o crescimento da companhia.


Ainda, de acordo com Emerson Ferreira, fundador da Meeting Strategic Solutions, o BI permite que os colaboradores acessem os dados e interajam em um único ambiente, respeitando a hierarquia e suas devidas permissões.

Como a integração do Business Intelligence com ERP pode potencializar sua estratégia?


Uma forma, bastante comum de aplicação do Business Intelligence, é integrado com um ERP, software de gestão que interliga as informações dos diferentes departamentos da empresa.


Neste caso, o Enterprise Resource Planning (ERP), junta os dados da empresa em um só lugar, e, posteriormente, estes dados são analisados pelo BI, deixando as informações mais completas, criando padrões a partir do cruzamento destes dados com outras fontes.


As informações fornecidas em tempo real pelo ERP economizam o tempo da equipe. E, a partir disto, o BI analisa e auxilia o gestor nas tomadas de decisões. É possível citar diversos benefícios da integração destas duas ferramentas. Entre eles, o detalhamento de relatórios, maior eficiência no trabalho e redução de custos.


Portanto, o Business Intelligence é uma ferramenta bastante poderosa durante o processo da tomada de decisões. E, integrado ao ERP, poderá render uma excelente estratégia, com resultados muito satisfatórios para sua empresa. A Econ360 está oferecendo Dashboards inteligentes, integrados com a plataforma de ERP da Omie.


Ficou interessado? Inscreva-se ou entre em contato conosco para marcar uma reunião!

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page