top of page

Econ – Por que os brasileiros precisam aprender a investir?


O Brasil é considerado um país subdesenvolvido e apesar de se enquadrar como um país emergente, ele ainda tem uma grande dependência tecnológica e econômica, além de uma maior fragilidade econômica em relação às grandes potências.


Por esse e outros motivos, o Brasil possui uma economia mais volátil, sendo comum vermos uma inflação mais elevada e fora de controle.


econ renda fixa


Como a inflação afeta o bolso dos brasileiros?


Todos os brasileiros já ouviram falar em inflação , mas nem todos sabem o que ela é de fato. Mas só para resumir a inflação é o aumento generalizado de preços de uma determinada cesta de produtos. O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é responsável por calcular a inflação e os resultados são divulgados através de dois principais índices: INPC e IPCA.

Calculadora de inflação - IBGE


Segundo o IBGE, somente em 2021 a inflação foi de 10,06%, isso significa que o Real perdeu 10,06% do seu poder de compra, ou seja, R$ 1.000,00 no dia primeiro de janeiro comprava o mesmo que R$ 1.100,61 no dia 31 de dezembro do mesmo ano.


A inflação é capaz de fazer com que todos os brasileiros percam o seu poder de compra, então se o seu dinheiro está parado sem te render nada ou em uma simples poupança, você está perdendo dinheiro sem nem perceber.


Utilizando como exemplo o ano de 2021 no qual a poupança rendeu apenas 2,48% em todo o ano, os brasileiros que tinham dinheiro na poupança em 2021 perderam dinheiro para a inflação.


Atualmente, a poupança paga 6,17% a.a, enquanto a inflação de 2022 já chegou a 4,78% no mês de maio. Com isso, podemos esperar que, mais uma vez, a poupança vai ficar abaixo da inflação.


Por esse e outros motivos os brasileiros precisam aprender a investir, mas investir de verdade, em ativos variados que tragam pelo menos um ganho real para suas carteiras.



O que os brasileiros precisam saber?


Uma das coisas que o investidor brasileiro precisa entender é o poder dos juros compostos. Com eles é possível o investidor ter um ganho constante e que tende a superar a inflação, os ativos de Renda Fixa utilizam dos juros compostos para gerar renda para os investidores e são uma ótima opção para os brasileiros que pretendem começar a investir.


Também é de extrema importância que os investidores brasileiros, que estão iniciando no mercado financeiro, tenham conhecimento dos principais passos para se tornar um investidor de sucesso, afinal de contas, para se obter sucesso na vida é necessário conhecimento e nos investimentos não é diferente.


Os investimentos do mercado financeiro são muito variados, que vão desde ativos de Renda Fixa até diversos ativos dentro da Renda Variável, como por exemplo: ações, FIIs, BDRs e ETFs.


Então, os investidores brasileiros devem buscar conhecimento constantemente, tanto o técnico e teórico, quanto o conhecimento prático.


Isso pode ser adquirido com o uso da internet, livros, artigos de jornais, jornais televisivos e muitos outros. Existem muitos conteúdos de investimentos na web, incluindo aqui na Econ360. Busque sempre pesquisar sobre grandes nomes da economia e do mundo dos investimentos, pessoas que são reconhecidas como profissionais do mercado financeiro e caso necessário necessário busque até uma assessoria de investimentos credenciada.


"Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros" - Benjamin Franklin

Como adquirir conhecimento prático e experiência em investimentos?


Para adquirir experiência na prática, normalmente seria necessário entrar de verdade no mercado, arriscando o seu capital antes de ter o conhecimento necessário para ter um bom desempenho, mas aqui na Econ360 nós temos não só o conhecimento técnico e analítico, nós também temos o Ranking do Investidor, uma plataforma que simula a bolsa de valores brasileira, onde você pode aprender a investir na prática e sem arriscar o seu capital enquanto aprende.


Ficou curioso? A gente entende!


Para aprender mais sobre este e outros assuntos relacionados ao mundo dos investimentos, cadastre-se no Ranking do Investidor e aprenda a investir do zero, sem colocar seu capital em risco!


Abraço, investidores!


- Douglas Vieira

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page