top of page

Econ – Privatização da Eletrobras


A Eletrobras é uma das maiores companhias do setor elétrico da América Latina, uma empresa de capital aberto (possui ações da Bolsa de Valores) que tem como acionista majoritário o governo federal, no entanto, por 7 votos a 1, o TCU aprovou na última quarta-feira, sua privatização.


econ renda fixa

Este processo de privatização da Eletrobras vai aumentar o capital aberto da empresa, emitindo novas ações e disponibilizando essas ações para venda. Isso faz com que o total de participação do governo na empresa chegue a 45%, menor que os 75% que a União que atualmente possui, o que retira do Governo Federal o controle da estatal.


As novas ações da Eletrobras (ELET3) serão vendidas no mercado primário (explicar o que isso significa entre parêntese), e poderão ser adquiridas tanto por investidores institucionais como por pessoas físicas. Além disso, os brasileiros que residem no país poderão utilizar até 50% do saldo disponível do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para comprar as ações através de aplicações em cotas de Fundos Mútuos de Privatização (FMP).


E como isso vai funcionar?



Saiba utilizar do FGTS para adquirir as ações da Eletrobras


Segundo a Caixa Econômica Federal, ainda será divulgada uma data acerca do lançamento da oferta, somente depois disso, o titular da conta do FGTS poderá registrar a opção para formalizar o pedido de aplicação no fundo da oferta pública.


Para aplicar o saldo disponível do FGTS no FMP Eletrobras é necessário seguir os seguintes passos: O trabalhador precisa entrar no APP da Caixa e autorizar o seu banco ou corretora a usar o seu FGTS. Para concluir esta etapa o cliente deve seguir os seguintes passos:

  1. Abrir o aplicativo do FGTS e selecionar a opção Autorizar bancos a consultarem seu FGTS;

  2. Em seguida, escolher a opção Aplicação nos Fundos Mútuos de Privatização FGTS;

  3. Na próxima tela, o cliente deve selecionar o Fundo de Privatização para autorização (FMP ELETROBRAS);

  4. Clicar em Visualizar termo para autorizar que uma administradora consulte as suas informações relacionadas ao FGTS. Importante: essa etapa ainda não consiste na efetivação da aplicação do FMP-FGTS, apenas autoriza a administradora a ter acesso aos seus dados;

  5. Depois, selecione a administradora FMP e autorize clicando na opção SIM;

Após estes passos serem concluídos pelo trabalhador as aplicações poderão ser feitas no FMP Eletrobras através do banco ou corretora escolhida, com inicio no dia 03/06 e fim das reservas no dia 08/06 até as 12:00.





Por que o governo quis privatizar a Eletrobras?


Segundo o Governo Federal, a privatização irá recuperar a capacidade de investimentos da empresa em geração e transmissão de energia. Nos últimos tempos, a Eletrobras vem investindo abaixo do necessário, além de ter diminuído sua participação no mercado, o que trouxe baixas em relação a seus competidores.



"Uma vez que a companhia retome seu poder de investimento, ela irá aumentar a competitividade no setor de energia, consequentemente reduzindo o preço da energia. " - Ministério da Economia


Como a privatização afeta as ações?


Com a privatização da Eletrobras o governo espera que os investimentos da empresa aumentem consideravelmente, o que por sua vez tende a aumentar os rendimentos da empresa.


Para o curto prazo a valorização das ações ainda é incerta, porém para o médio e longo prazo algumas corretoras e bancos preveem uma forte valorização das ações, podendo chegar a R$ 54,11 ainda este ano, uma valorização de mais de 20%.


Com estas informações os investidores podem considerar alocar parte de seu capital nas ações da Eletrobras, visando o médio e longo prazo.



Ficou curioso? A gente entende!


Para aprender mais sobre este e outros assuntos relacionados ao mundo dos investimentos, cadastre-se no Ranking do Investidor e aprenda a investir do zero, sem colocar seu capital em risco!


Abraço, investidores!


- Douglas Vieira

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page