top of page
  • Econ360

Saiba o que é ERP - Sistema Integrado de Gestão Empresarial

Ainda hoje é comum encontrar empresas que utilizam diferentes softwares para gerenciar os setores. O problema é que esse método pode trazer muitas dores de cabeça para as companhias. Equipes não sintonizadas, desaparecimento de dados e perda de oportunidades são apenas algumas das desvantagens. Então, o Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP) veio para resolver essas questões.


ERP - Sistema Integrado de Gestão Empresarial
ERP - Sistema Integrado de Gestão Empresarial. | Foto: Unsplash.

Por isso, preparamos um artigo para te ajudar a entender o que é um ERP e as vantagens em sua implantação. Aproveite!


O que é um ERP?


Conhecido como Enterprise Resource Planning (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), ERP consiste em um sistema de gestão integrada. O papel da solução é coletar dados de todos os setores da empresa e juntar as informações em um único lugar.


Desta forma, o gestor tem acesso a tudo o que acontece na companhia facilmente. Assim, sua tomada de decisão torna-se mais ágil e confiante, visto que, com as informações concentradas em um único lugar, a chance de deixar algo passar é pequena. Além das equipes, que trabalham mais sincronizadas, o que melhora o andamento dos processos.


Ou seja, esse sistema de gestão empresarial é responsável por interligar todos os setores da empresa. A solução faz com que as informações corram com mais rapidez, facilidade e segurança.


Quais as vantagens do sistema de gestão empresarial?


Existem muitas vantagens em utilizar um sistema de ERP. Facilidade de acesso, qualidade das informações e integração das equipes foram algumas já citadas aqui. Mas, além delas, existem algumas outras que serão listadas e explicadas a seguir.


Controle de custos


O controle de custos é uma consequência da adoção do sistema. Com a implantação de um ERP, o gestor tem acesso às informações de todos os setores ao mesmo tempo. Sendo assim, pode verificar possíveis problemas nos processos internos e solucioná-los mais rápido, evitando desperdícios de recursos.


Auxílio na tomada de decisões


Com todos os dados organizados e dispostos bem na sua frente, a pessoa responsável por tomar decisões dentro da empresa faz isso com mais tranquilidade. Seja na hora de solucionar problemas ou aproveitar uma ótima oportunidade, as companhias estão mais preparadas com um Sistema Integrado de Gestão Empresarial.


Gestão de pessoas


Colaboradores desempenham melhor suas funções quando estão motivados e um sistema administrativo organizado é uma ótima maneira de mantê-los assim. Além disso, o tempo que seria gasto em processos burocráticos é melhor utilizado em outras atividades que demandam pensamento estratégico.


Investimento com retorno positivo


É comum empresas acharem que ficar em sua zona de conforto é o mais certo a se fazer. Mas, quando as equipes não conversam, colaboradores não têm facilidade em compartilhar e receber informações, o time perde tempo com tarefas que poderiam ser automatizadas e o gestor deixa de aproveitar oportunidades, é sinal de que algo precisa ser revisto.


Então, quando pensar em adotar uma plataforma de ERP, avalie isso como um investimento. O retorno de um sistema desse nível é ótimo para qualquer negócio. Um sistema integrado de gestão facilita processos, une equipes, além de ampliar a visão do gestor para problemas e novas oportunidades. Isso não é só em grandes companhias, ERP para pequenas empresas também desempenha um papel importante no crescimento da organização.

Por isso é tão benéfico contar com as funcionalidades de um Sistema Integrado de Gestão Empresarial (ERP), principalmente se você tem como objetivo tornar sua empresa cada vez mais competitiva. E, não se esqueça de que sempre pode contar com a Econ360 para ajudar no desenvolvimento do seu negócio!


36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page