O que é WhatsApp Pay? Veja como funciona a função de pagamentos no app


Entenda o novo recurso para pagamentos pelo WhatsApp e veja como utilizá-lo


O WhatsApp anunciou nesta segunda-feira (15) uma nova modalidade de recurso para pagamentos no aplicativo, disponível para celulares Android e iPhone (iOS). Pelo WhatsApp Pagamentos (ou WhatsApp payments), usuários de contas pessoais ou comerciais do WhatsApp Business podem agora enviar e receber dinheiro pelo mensageiro com o Facebook Pay. O recurso estava em testes na Índia no início do ano, e promete facilitar transferências bancárias entre usuários do aplicativo. No Brasil, o WhatsApp Pagamentos será disponibilizado gradualmente nas próximas semanas.


1. O que é o WhatsApp Pagamentos?

O WhatsApp Pagamentos é uma nova modalidade para transferências de valores no WhatsApp. Através do recurso, usuários poderão receber e enviar dinheiro para amigos e familiares, além de efetuar pagamentos de produtos e serviços de empresas no WhatsApp Business. O serviço de transferências é realizado pelo Facebook Pay, portanto, é necessário configurar um cartão de débito ou crédito na plataforma para utilizar o serviço de pagamentos do WhatsApp.


2. Como funciona o WhatsApp Pagamentos?

Para usuários de contas pessoais, o WhatsApp mantém o limite de R$ 1 mil reais por transação. Por dia, podem ser realizadas até 20 transações, mas os valores de transferência não podem ultrapassar R$ 5 mil por mês. O WhatsApp também não cobra tarifas pelas transferências entre contas pessoais, nem para pagamentos de compras realizadas em empresas no WhatsApp Business. Já para as empresas cadastradas no WhatsApp Business, não há limite nos valores de transações, mas o mensageiro cobra uma taxa de processamento por vendas, que é fixada em 3,99%.


3. O que é o Facebook Pay?

O Facebook Pay é um recurso para pagamentos oferecido pelo Facebook, companhia responsável pelo WhatsApp desde 2014. O serviço está sendo lançado no Brasil, e pode ser utilizado para realizar transferências e pagamentos no WhatsApp e para a compra de jogos no Facebook. Como há integração entre as plataformas, não é necessário ter uma conta no Facebook para utilizar o Facebook Pay no WhatsApp: basta configurar o recurso no mensageiro.


4. Quais formas de pagamento são aceitas?

O recurso de pagamentos pode ser feito por cartão de crédito ou débito com bandeiras Visa ou Mastercard. Os bancos participantes são, até o momento, o Nubank, Banco do Brasil e Sicredi (incluindo a conta digital Woop).

É importante ressaltar que as transferências entre usuários de contas pessoais só poderão ser realizadas por meio de cartões de débito. Os cartões de crédito podem ser utilizados apenas para enviar pagamentos para empresas que usam o WhatsApp Business, em que o Facebook Pay deve estar configurado para "Receber pagamentos por vendas". Também não é possível realizar transferências pelo WhatsApp Web ou WhatsApp para computador.


5. Como enviar dinheiro pelo WhatsApp?

Para enviar dinheiro para familiares e amigos ou pagar contas comerciais no WhatsApp, você precisa configurar o Facebook Pay no aplicativo. Em seguida, toque sobre o clipe de anexar e, em "Pagamentos", adicione o valor referente para enviar ou pagar — se desejar, também pode inserir uma descrição para o pagamento. Para finalizar a transferência, toque sobre "Pagar" e confirme o seu PIN do Facebook Pay.

Também é possível enviar ou solicitar pagamentos em grupos, nesse caso, todos os membros do grupo terão acesso às informações sobre o pagamento, incluindo o valor. Para que os outros membros não vejam dados sobre o pagamento, o ideal é encaminhá-los em uma conversa privada.





6. Como receber dinheiro pelo WhatsApp?

O dinheiro recebido só poderá ser aceito quando o Facebook Pay for configurado no WhatsApp, o que pode ser feito em "Configurações" > "Ajustes" > "Pagamento". Se o Facebook Pay já estiver configurado, toque sobre "Aceitar pagamento" e o valor recebido será transferido para a conta do banco associada ao cartão de débito.

7. Como o WhatsApp Pay funciona para negócios no WhatsApp Business?

Comerciantes com empresas cadastradas no WhatsApp Business também podem vender produtos e serviços através da plataforma, o que pode garantir maior praticidade nas vendas pelo app. Para receber pagamentos pelo aplicativo, o primeiro passo também consiste em configurar o Facebook Pay, além de criar ou conectar uma conta Cielo e fornecer os dados da conta bancária para recebimento dos valores correspondentes.


Para configurar o Facebook Pay no WhatsApp Business, vá em "Configurações", "Pagamentos", "Serviços" e, por último "Facebook Pay". Selecione "Receber pagamentos por vendas" e toque em "Continuar". Depois de aceitar os termos de serviço de uso do app, crie ou conecte uma conta Cielo e insira todos os dados pedidos.


8. WhatsApp Pagamentos é seguro?

Como as informações sobre pagamentos precisam ser repassadas às instituições financeiras, as transações não podem ser protegidas com criptografia de ponta-a-ponta, mas o WhatsApp garante que todos os dados fornecidos são armazenados em uma rede altamente segura, e todas as informações concedidas ao WhatsApp possuem criptografia entre os servidores do aplicativo e o celular do usuário.

Além disso, o Facebook recomenda que informações como o código de confirmação do WhatsApp, o PIN do Facebook Pay e códigos de verificação não sejam compartilhados com terceiros. Para maior segurança, a autenticação em dois fatores também pode ser ativada, bem como o reconhecimento facial e biométrico ao abrir o app.


Fonte e matéria completa: TechTudo

https://www.techtudo.com.br/listas/2020/06/o-que-e-whatsapp-pay-veja-como-funciona-a-funcao-de-pagamentos-no-app.ghtml


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo