top of page

O que é um ETF?

Atualizado: 19 de mar. de 2022

Um exchange-traded fund (ETF), ou fundo de índice, é um fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores. A maioria dos ETFs acompanham um índice, como um índice de ações ou índice de títulos.

Para explicar melhor, uma ETF é como uma carteira de determinados ativos que replica o desempenho deles, desta maneira o investidor tem acesso aos principais índices do mercado através de um único ativo que é negociado na Bolsa de Valores.


Assim como as ações o valor das ETF oscila durante todo o pregão, e isto pode ser acompanhado em tempo real através de uma plataforma Home Broker.


Exemplos de ETFs


N.º 1 - BOVA11


Baseado no Ibovespa, o principal índice de ações do mercado brasileiro. Composto por ações de empresas que correspondem a mais de 80% do volume de negociações da bolsa.



N.º 2 - IVVB11


Esta ETF replica o desempenho do índice norte-americano S&P 500. Esse índice engloba as ações das 500 maiores empresas dos Estados Unidos.

Diversificação reduz os riscos, aumenta a previsibilidade e impulsiona os retornos.Robert Brokamp, da Motley Fool

N.º 3 - IMAB11


Esta é a ETF de renda fixa patrocinada pelo Tesouro Nacional. Ele nasceu de um projeto feito em parceria com o Banco Mundial.


O IMAB11 replica uma carteira de títulos públicos indexados à inflação, com a vantagem de ter uma alíquota única de Imposto de Renda de 15% sobre o Lucro independente do prazo da aplicação.


N.º 4 - HASH11


Esse ETF espelha o desempenho do Nasdaq Crypto Index (NCI), com a intenção de refletir de forma global o movimento do mercado de criptoativos.


Desta maneira os investidores podem ter exposição a uma carteira composta pelas principais criptomoedas do mercado com a mesma simplicidade de se adquirir uma ação comum.


Ao investir em ETF você pode diversificar ainda mais a sua carteira de ativos, estando exposto a mais mercados diferentes sem precisar dedicar muito do seu tempo procurando por cada um deles individualmente.


Vantagens de se investir em ETFs


Ao investir em ETF você pode diversificar ainda mais a sua carteira de ativos, estando exposto a mais mercados diferentes sem precisar dedicar muito do seu tempo procurando por cada um deles individualmente, além de precisar aportar menos dinheiro para isso.




Aprenda na prática com o Ranking do investidor, se cadastre e entre no nesse mundo.


Link: https://rankingdoinvestidor.com.br/portal/sign-in.php



Abraço, investidores!


- Douglas Vieira

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page