top of page
  • Econ360

Gestão empresarial: 5 dicas que toda empresa deveria seguir

Gerir uma empresa não é fácil, pois existem diversos fatores internos e externos que influenciam a gestão empresarial. Cada companhia possui características e desafios únicos, porém, existem alguns cuidados, bem como atitudes, que podem facilitar seu desenvolvimento. Por isso, a seguir serão listadas 5 dicas que toda empresa deve seguir, se quiser ter um crescimento saudável e melhores resultados em seus negócios.


5 dicas para melhorar a gestão de empresas
5 dicas para melhorar a gestão de empresas. | Foto: Unsplash/Bruce Mars.

1. O planejamento estratégico é seu melhor amigo


Pode parecer algo simples, mas não são todos que priorizam o planejamento estratégico, pelo menos não como deveria. Esse planejamento consiste em realizar uma análise da empresa, bem como do mercado no qual ela está inserida, a fim de decidir antecipadamente o que fazer, como fazer, quando fazer e quais serão os recursos necessários para isso. Só por meio de decisões bem estruturadas que o crescimento da empresa é assegurado.


Uma das ferramentas do planejamento estratégico é a análise SWOT. Ela consiste em avaliar as fraquezas, forças, oportunidades e ameaças ligadas ao negócio. Após essa análise, o gestor deverá criar estratégias a fim de superar as fraquezas, aproveitar as forças da empresa, oportunidades externas e se preparar para possíveis ameaças que possam surgir.


2. Comunicação efetiva é essencial para o crescimento da empresa


Comunicação é importante em qualquer lugar. Para que uma empresa tenha resultados positivos é necessário que os funcionários estejam engajados e saibam bem pelo que estão trabalhando. Por isso, é de extrema importância que haja uma boa comunicação, tanto entre os setores, quanto da liderança com o restante da equipe. Pois, desta forma, a companhia será mais bem-sucedida em suas atividades.


Quando os gestores acompanham o desenvolvimento dos projetos de perto, mantendo sempre a porta aberta para conversas, é muito mais provável que eles tenham sucesso. Também, o fato das equipes de diferentes departamentos se comunicarem, diminui bastante a margem de erro. Se os setores de vendas e estoque, por exemplo, não se conversarem, a possibilidade de ocorrer um engano que custe caro para a companhia é considerável.


3. Uma equipe bem treinada gera melhores resultados


Empresas crescem quando seus colaboradores se desenvolvem junto consigo. Por isso, investir em treinamentos diversos para o time é benéfico para a companhia. Além de os funcionários se sentirem valorizados e mais confiantes para realizar seu trabalho, os resultados da empresa melhorarão muito com pessoas mais qualificadas trabalhando em pró dela. Quando uma marca investe em seus colaboradores está investindo em si mesma.


4. Concorrentes não são inimigos


Ver a concorrência como inimiga é um erro que as empresas insistem cometer. Mas, manter uma boa relação com os concorrentes é ótimo para os negócios. Por meio da transparência e troca de ideias, as companhias podem se tornar grandes parceiras. Pesquisas em parceria, compras conjuntas em grandes quantidades e a criação de algum produto em colaboração, são algumas ações que podem ser realizadas para selar a união.


5. Tecnologia na gestão contribui para o crescimento empresarial


A tecnologia é uma ótima ferramenta para a melhora de resultados. Utilizar tecnologia na gestão, voltada para a otimização de processos, gera economia de tempo, dinheiro e diminui as chances de erros. Ao optar pelo aperfeiçoamento, os gestores ganham tempo para trabalhar em outros projetos, ou resoluções de problemas, também importantes para o crescimento da empresa.


Por isso, a Econ360 está oferecendo gratuitamente Dashboards inteligentes, integrados com a plataforma de ERP da Omie. Nós queremos ajudar sua gestão empresarial a gerar melhores resultados por meio da otimização de processos. Economizando seu tempo, dinheiro e aumentando sua produtividade. Fale com a gente para garantir os seus o quanto antes!

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page