• Econ360

Gestão inteligente: saiba o que é e como aplicar no seu negócio

No cenário atual, é difícil imaginar uma empresa que não dependa nem um pouco de tecnologia. Segundo uma pesquisa da FGVcia, empresas brasileiras investem, em média, 8% do seu faturamento líquido em tecnologia da informação. O número é bom, mas ainda existem companhias que não pensam em gestão inteligente.


Investir em gestão inteligente traz muitas vantagens.
Investir em gestão inteligente traz muitas vantagens. | Foto: Unsplash.

E, levando em conta o mercado atual, não investir em tecnologia para melhorar a gestão da empresa é um erro. Por isso, a seguir você irá entender melhor o que é gestão inteligente, as vantagens de investir em tendências tecnológicas e como fazer isso. Confira!


O que é gestão inteligente?


Gestão inteligente pode ser compreendida como gestão tecnológica. É o modelo que toma como base TI e inovação. Ou seja, é uma forma de gerir que faz das decisões da empresa mais ágeis e assertivas.


O mercado hoje é volátil, exige mudanças rápidas e constantes. Por isso, é extremamente difícil para o gestor prever as consequências de suas ações em um cenário futuro. Ou, até mesmo, os próximos passos da companhia.


Então, é aí que entra a tecnologia, para facilitar a gestão do negócio. Em uma empresa que possui gestão inteligente, todos os processos fornecem informações nas quais o gestor se baseia para tomar decisões. Diferente do modelo tradicional, onde os gestores decidem tomando como base apenas sua própria intuição e experiência.


Por que investir na área?


De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pela Accenture, empresas que melhor incorporaram tecnologia em seus processos tiveram o dobro do crescimento em receita que as demais. E, segundo a Strategy&, 96% das empresas alegam que a inovação tem ajudado elas a superar a crise gerada pelos impactos da pandemia.


Então, não é segredo que a tecnologia é uma ferramenta de extrema importância para o desenvolvimento saudável dos negócios. Visto que, quando aplicada corretamente na gestão, pode trazer diversos benefícios, como o melhor aproveitamento de recursos, decisões melhores embasadas e, consequentemente, economia de tempo e dinheiro.


Empresas que apostam em tecnologia para embasar suas decisões, não receiam lançar-se em desafios propostos pelo mercado antes dos seus rivais. Isso explica porque a pesquisa da Strategy& revelou que 64% das companhias consideram a inovação uma das três prioridades de investimento.


Como usar tecnologia para melhorar a gestão da empresa?


Agora que você já entendeu o que é gestão inteligente e por que deve investir na área, está na hora de descobrir como fazer isso. Existem diversas ferramentas que valem o investimento quando o assunto é ganho de produtividade. Entre elas, Business Intelligence, ERP, Data Science e RPA.


Business Intelligence


O Business Intelligence trabalha com a coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados. Sua função é fornecer informações organizadas para o gestor tomar decisões certeiras, baseadas em conhecimentos concretos.


ERP


ERP (Enterprise Resource Planning), é um sistema de gestão que trabalha na coleta de dados. Sua função é juntar as informações de todos os setores da empresa em um só sistema. A ferramenta pode ser utilizada em conjunto com o Business Intelligence. Nesse caso, o ERP junta os dados em um só lugar, para depois serem analisados pelo BI.


Data Science


O Data Science trabalha com a extração, bem como análise, de dados estruturados e não estruturados. Além disso, quem lida com Data Science é capaz de prever cenários futuros. Pois, ele utiliza Inteligência Artificial e Machine Learning, a fim de analisar dados internos e externos da organização.


RPA


RPA (Robotic Process Automation) é utilizado para substituir a mão de obra humana em atividades repetitivas e cansativas. Como o lançamento de notas, cadastro de fornecedores e auditoria de processos. Com a implementação da ferramenta os funcionários da organização podem focar suas energias em outras demandas importantes.


Todas as tecnologias citadas aqui podem trazer benefícios para sua empresa, inclusive, combinadas entre si. Portanto, invista em tecnologia se quiser ver seu negócio evoluir. O importante é sair na frente com uma gestão inteligente que toma decisões baseadas em dados concretos e não tem medo de abraçar novidades. Conte com a gente para isso!

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo