A Eletrobras é uma das maiores companhias do setor elétrico da América Latina, uma empresa de capital aberto (possui ações da Bolsa de Valores) que tem como acionista majoritário o governo federal, no entanto, por 7 votos a 1, o TCU aprovou na última quarta-feira, sua privatização.
Este processo de privatização da Eletrobras vai aumentar o capital aberto da empresa, emitindo novas ações e disponibilizando essas ações para venda. Isso faz com que o total de participação do governo na empresa chegue a 45%, menor que os 75% que a União que atualmente possui, o que retira do Governo Federal o controle da estatal.
As novas ações da Eletrobras (ELET3) serão vendidas no mercado primário (explicar o que isso significa entre parêntese), e poderão ser adquiridas tanto por investidores institucionais como por pessoas físicas. Além disso, os brasileiros que residem no país poderão utilizar até 50% do saldo disponível do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para comprar as ações através de aplicações em cotas de Fundos Mútuos de Privatização (FMP).
E como isso vai funcionar?
Saiba utilizar do FGTS para adquirir as ações da Eletrobras
Segundo a Caixa Econômica Federal, ainda será divulgada uma data acerca do lançamento da oferta, somente depois disso, o titular da conta do FGTS poderá registrar a opção para formalizar o pedido de aplicação no fundo da oferta pública.
Para aplicar o saldo disponível do FGTS no FMP Eletrobras é necessário seguir os seguintes passos: O trabalhador precisa entrar no APP da Caixa e autorizar o seu banco ou corretora a usar o seu FGTS. Para concluir esta etapa o cliente deve seguir os seguintes passos:
Abrir o aplicativo do FGTS e selecionar a opção Autorizar bancos a consultarem seu FGTS;
Em seguida, escolher a opção Aplicação nos Fundos Mútuos de Privatização FGTS;
Na próxima tela, o cliente deve selecionar o Fundo de Privatização para autorização (FMP ELETROBRAS);
Clicar em Visualizar termo para autorizar que uma administradora consulte as suas informações relacionadas ao FGTS. Importante: essa etapa ainda não consiste na efetivação da aplicação do FMP-FGTS, apenas autoriza a administradora a ter acesso aos seus dados;
Depois, selecione a administradora FMP e autorize clicando na opção SIM;
Após estes passos serem concluídos pelo trabalhador as aplicações poderão ser feitas no FMP Eletrobras através do banco ou corretora escolhida, com inicio no dia 03/06 e fim das reservas no dia 08/06 até as 12:00.
Por que o governo quis privatizar a Eletrobras?
Segundo o Governo Federal, a privatização irá recuperar a capacidade de investimentos da empresa em geração e transmissão de energia. Nos últimos tempos, a Eletrobras vem investindo abaixo do necessário, além de ter diminuído sua participação no mercado, o que trouxe baixas em relação a seus competidores.
"Uma vez que a companhia retome seu poder de investimento, ela irá aumentar a competitividade no setor de energia, consequentemente reduzindo o preço da energia. " - Ministério da Economia
Como a privatização afeta as ações?
Com a privatização da Eletrobras o governo espera que os investimentos da empresa aumentem consideravelmente, o que por sua vez tende a aumentar os rendimentos da empresa.
Para o curto prazo a valorização das ações ainda é incerta, porém para o médio e longo prazo algumas corretoras e bancos preveem uma forte valorização das ações, podendo chegar a R$ 54,11 ainda este ano, uma valorização de mais de 20%.
Com estas informações os investidores podem considerar alocar parte de seu capital nas ações da Eletrobras, visando o médio e longo prazo.
Ficou curioso? A gente entende!
Para aprender mais sobre este e outros assuntos relacionados ao mundo dos investimentos, cadastre-se no Ranking do Investidor e aprenda a investir do zero, sem colocar seu capital em risco!
Abraço, investidores!
- Douglas Vieira
Comments