top of page

Econ – B3 (Brasil, Bolsa, Balcão)

Você, investidor, provavelmente já se perguntou como todos os seus investimentos são feitos e por onde eles passam para chegar até você.


Todas essas operações passam pela B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) que é a famosa bolsa de valores, vamos falar um pouquinho mais sobre a história da B3 e sua funções primordiais para o mercado financeiro, mercado de capitais e para o crescimento e desenvolvimento do Brasil, mas antes, dá um PLAY no vídeo abaixo e conheça melhor a história dessa instituição.



Capital aberto da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão)


A B3 também possui capital aberto, ou seja, possui ações listadas em bolsa com ticker B3SA3, esse capital foi aberto em 30 de novembro de 2007 e, desde então, já teve uma valorização de mais de 500% em um período de quase 14 anos, em 01/08/2008 a ação estava cotada a R$2,40 e hoje (precisamente na data da criação deste post, em 22/04/22) está em R$14,42.


econ inflação

Imagem: WebCharts - IT Evolution / XP Investimentos


Isso com certeza nos mostra o poder do tempo, e que investir a longo prazo realmente vale a pena quando se tem o conhecimento necessário para fazer uma boa escolha de investimento.


"Se você não está pensando em possuir as ações por 10 anos, nem pense em possuí-lo por 10 minutos.'' - Warren Buffet


Principais atribuições da B3


● Garantir o funcionamento da bolsa de valores, oferecendo um ambiente de negociação estável em que os investidores possam comprar e vender ativos mobiliários com segurança e liquidez.


● Dar a oportunidade para que empresas de capital fechado se tornem empresas de capital aberto com ações listadas na bolsa de valores, realizando o processo de IPO (Initial Public Offering).


● Mercado de Balcão, este mercado é responsável pela negociação de todos os ativos que podem ser negociados diretamente na bolsa de valores, nele são negociados diversos ativos como ações, commodities e outros tipos de contratos de negociações futuras.


B3 Educação


Além de todas essas funções da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) ela também trabalha na área da educação, ensinando sobre educação financeira e investimentos de forma gratuita, além de dar certificações para alguns de seus cursos.


A B3 Educação já conta com 438 conteúdos e 80 cursos tudo isso através do portal B3 Educação.


Ficou curioso? A gente entende!


Para aprender mais sobre este e outros assuntos relacionados ao mundo dos investimentos, cadastre-se no Ranking do Investidor e aprenda a investir do zero, sem colocar seu capital em risco!


Aprenda na prática com o Ranking do investidor, cadastre-se e entre nesse mundo.


Abraço, investidores!


- Douglas Vieira

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page