top of page

Como funciona os índices do mercado financeiro?

Atualizado: 19 de mar. de 2022

Os índices do mercado financeiro são indicadores de desempenho usados como referência para avaliar os movimentos da economia. Eles permitem ter uma visão ampla sobre um cenário específico de modo objetivo e quantitativo.

Para explicar melhor, existem diversos índices no mercado financeiro cada um deles focado em uma área especifica, como por exemplo:





A taxa Selic é um dos principais índices da economia brasileira, a Selic é a taxa básica de juros do Brasil. Desta forma diversas outras taxas são baseadas nela, sendo utilizada por bancos, públicos e privados, para o cálculo de juros.


A Selic é definida pelo COPOM (Comitê de Política Monetária) que faz parte do Banco Central do Brasil.


Atualmente a Selic está a 10,75% a.a (17/02/2022)




N.º 2 - IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo


Este índice tem como objetivo medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias. Em outras palavras o IPCA mede a Inflação. É extremamente importante acompanhar este índice pois se a rentabilidade de sua carteira for inferior a ele você estará perdendo dinheiro para a inflação. Desta forma você só terá um ganho Real se sua carteira render mais que o IPCA. Veja como está o IPCA HOJE

"Depois que você tem uma base sólida de conhecimento, fica muito mais fácil aprender a investir e lidar com dinheiro." - Rafael Seabra

N.º 3 - CDI – Certificado de Depósito Interbancário


O CDI é um dos principais indicadores do mercado financeiro brasileiro.

Para resumir e tornar mais fácil o entendimento, o CDI é uma taxa que acompanha a SELIC, normalmente se mantendo 0,1% abaixo, desta maneira se a SELIC estiver a 10% a.a o CDI estará aproximadamente em 9,90% a.a.


Muitas aplicações de renda fixa têm seu rendimento atrelado a esse índice, como por exemplo, CDB, LCI, LCA, CRI, CRA e Debentures.


Estes ativos atrelados ao CDI são chamados de Pós-Fixados, alguns rendem até 100% do CDI ou mais.


O CDI também é muito utilizado como referência para analisar o desempenho de carteiras.


N.º 4 - IBOVESPA


O índice Bovespa (IBOVESPA) é o mais importante indicador do desempenho médio das ações negociadas na B3 - (Brasil Bolsa Balcão). Este índice é formado pelas ações com maior volume negociado dos últimos meses. Desta forma é possível saber o desempenho médio da bolsa Brasileira.


Os Fundos de ações costumam utilizar este índice como referência para seu próprio desempenho, buscando acompanhar ou superar o IBOVESPA.


É possível saber quanto está o IBOVESPA pesquisando por IBOV no seu Home Broker.




Existem vários outros índices no mercado financeiro além destes, porem estes são os principais e os mais utilizados.


É muito importante conhece-los e se basear neles na hora de investir, utilizando cada um deles em suas respectivas áreas para saber se a sua carteira está tendo um bom desempenho. No caso de uma carteira de ações por exemplo pode-se usar o IBOVESPA para saber se a sua carteira está tendo um bom desempenho em relação a bolsa.




Aprenda na prática com o Ranking do investidor, se cadastre e entre no nesse mundo.


Link: https://rankingdoinvestidor.com.br/portal/sign-in.php


Abraço, investidores!


- Douglas Vieira

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page