Como funciona os índices do mercado financeiro?

Atualizado: 20 de mar.

Os índices do mercado financeiro são indicadores de desempenho usados como referência para avaliar os movimentos da economia. Eles permitem ter uma visão ampla sobre um cenário específico de modo objetivo e quantitativo.

Para explicar melhor, existem diversos índices no mercado financeiro cada um deles focado em uma área especifica, como por exemplo:




N.º 1 - SELIC – Sistema Especial de Liquidação e de Custódia


A taxa Selic é um dos principais índices da economia brasileira, a Selic é a taxa básica de juros do Brasil. Desta forma diversas outras taxas são baseadas nela, sendo utilizada por bancos, públicos e privados, para o cálculo de juros.


A Selic é definida pelo COPOM (Comitê de Política Monetária) que faz parte do Banco Central do Brasil.


Atualmente a Selic está a 10,75% a.a (17/02/2022)


Veja como está a SELIC HOJE



N.º 2 - IPCA - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo


Este índice tem como objetivo medir a inflação de um conjunto de produtos e serviços comercializados no varejo, referentes ao consumo pessoal das famílias. Em outras palavras o IPCA mede a Inflação. É extremamente importante acompanhar este índice pois se a rentabilidade de sua carteira for inferior a ele você estará perdendo dinheiro para a inflação. Desta forma você só terá um ganho Real se sua carteira render mais que o IPCA. Veja como está o IPCA HOJE

"Depois que você tem uma base sólida de conhecimento, fica muito mais fácil aprender a investir e lidar com dinheiro." - Rafael Seabra

N.º 3 - CDI – Certificado de Depósito Interbancário


O CDI é um dos principais indicadores do mercado financeiro brasileiro.

Para resumir e tornar mais fácil o entendimento, o CDI é uma taxa que acompanha a SELIC, normalmente se mantendo 0,1% abaixo, desta maneira se a SELIC estiver a 10% a.a o CDI estará aproximadamente em 9,90% a.a.


Muitas aplicações de renda fixa têm seu rendimento atrelado a esse índice, como por exemplo, CDB, LCI, LCA, CRI, CRA e Debentures.


Estes ativos atrelados ao CDI são chamados de Pós-Fixados, alguns rendem até 100% do CDI ou mais.


O CDI também é muito utilizado como referência para analisar o desempenho de carteiras.


N.º 4 - IBOVESPA


O índice Bovespa (IBOVESPA) é o mais importante indicador do desempenho médio das ações negociadas na B3 - (Brasil Bolsa Balcão). Este índice é formado pelas ações com maior volume negociado dos últimos meses. Desta forma é possível saber o desempenho médio da bolsa Brasileira.


Os Fundos de ações costumam utilizar este índice como referência para seu próprio desempenho, buscando acompanhar ou superar o IBOVESPA.


É possível saber quanto está o IBOVESPA pesquisando por IBOV no seu Home Broker.




Existem vários outros índices no mercado financeiro além destes, porem estes são os principais e os mais utilizados.


É muito importante conhece-los e se basear neles na hora de investir, utilizando cada um deles em suas respectivas áreas para saber se a sua carteira está tendo um bom desempenho. No caso de uma carteira de ações por exemplo pode-se usar o IBOVESPA para saber se a sua carteira está tendo um bom desempenho em relação a bolsa.




Aprenda na prática com o Ranking do investidor, se cadastre e entre no nesse mundo.


Link: https://rankingdoinvestidor.com.br/portal/sign-in.php


Abraço, investidores!


- Douglas Vieira

29 visualizações0 comentário