top of page
  • Econ360

A importância dos dados para sua empresa

Em meados da década de 70, bastava ter um produto com qualidade mínima e custo baixo para fazer sucesso. Mas, com o passar do tempo e o aumento da concorrência, foi preciso fazer mais do que o óbvio para destacar-se no mercado. Por isso, trabalhar com análise de dados representa uma excelente vantagem competitiva para qualquer empresa.


Análise de dados
Os dados podem ser uma excelente vantagem competitiva para as empresas. | Foto: Unsplash/Campaign Creators.

Quer descobrir qual a importância dos dados para sua empresa, além de aprender a usá-los de maneira eficaz? Continue a leitura!


Por que os dados são importantes para sua empresa?


Já foi o tempo em que decisões baseadas em achismo eram a melhor opção para as empresas. Hoje, a concorrência exige diferenciais importantes dos que querem se destacar. Portanto, basear-se na análise de dados é de extrema relevância para as companhias que desejam continuar crescendo.


Isso porque os dados são, basicamente, informações coletadas do ambiente interno e externo da companhia, referentes a ações realizadas no passado que ajudam a criar previsões e traçar caminhos para enfrentar os desafios futuros, além de encontrar soluções para problemas que insistem em incomodar.


Com essas informações em mãos, a empresa consegue entender melhor seus processos internos e todos os fatores externos que interferem em seu sucesso. Por exemplo, é possível descobrir o motivo por trás da queda de procura por um determinado produto e, se for o caso, encontrar possíveis causas de problemas em sua confecção.


Analisar é mais do que coletar


Mas, não pense que todos os seus problemas serão resolvidos apenas acumulando dados sem qualquer critério. É bom lembrar que dados só são importantes quando transformados em informações relevantes. Ou seja, perder seu tempo apenas coletando dados sem saber como organizá-los não te dará nenhuma vantagem competitiva.


As informações coletadas precisam ser verdadeiras e orientadas para um objetivo. Por isso, lembre-se de que dados são como uma mina de ouro, pode te trazer muita riqueza, mas, só se você souber como explorá-la.


Além disso, é importante destacar que trabalhar com análise de dados não significa, necessariamente, que o gestor deixará de utilizar sua capacidade de solucionar problemas. As duas coisas se complementam. As informações coletadas apenas otimizam o processo de decisão, tornando-o mais ágil e assertivo.


3 dicas para usar os dados de maneira eficaz


Agora que você já entende a importância de trabalhar com análise de dados na sua empresa, está na hora de descobrir como fazer isso. Então, a seguir serão dadas três dicas para quem quer aprender a utilizar essas informações de forma eficaz. Confira!


1. Determine seus objetivos


Saber aonde quer chegar é o principal em uma análise de dados. Por isso, é necessário determinar o que você quer com as informações, antes de começar a analisá-las. Afinal, nem todos os dados são informações úteis, então é preciso selecioná-los, a fim de que sirvam para te ajudar no que quer que seja.


2. Planeje-se


Além de ter um objetivo, é necessário determinar como os dados serão coletados e analisados. Também, é preciso pensar em quais serão os custos e quanto tempo levará o processo. É interessante planejar-se dessa forma para introduzir o novo costume de maneira eficaz.


3. Mensure os resultados


Tão importante quanto traçar objetivos, é mensurar resultados. Por isso, defina métricas como o ROI (retorno sobre o investimento) e acompanhe constantemente os números da sua empresa para descobrir se suas ações estão surtindo os efeitos desejados. Só assim você saberá se o caminho que escolheu é o ideal e conseguirá fazer os ajustes necessários para conseguir os resultados esperados.


E, se precisar de auxílio, procure a Econ360 para te ajudar na tarefa. Estamos sempre dispostos a desenvolver seu negócio junto com você!


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page